Tratamento para engravidar pelo plano de saúde: conheça as vantagens

Ter filhos é o sonho de muitos casais. Entretanto, nem todos conseguem e precisam, para isso, de uma ajudinha da ciência. Antes de falar sobre os tratamento para engravidar, vamos entender a diferença entre a esterilidade e a infertilidade.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A primeira, é um termo antigo, utilizado pelos médicos, para determinar quem poderia ou não engravidar. Já o segundo é a impossibilidade momentânea de reproduzir. Com os tratamentos e medicações adequados, a infertilidade é algo contornável, que pode ser curado, como qualquer outra alteração corporal.

A seguir, vamos falar sobre os tratamentos para engravidar. Vem com a gente!

Tipos de tratamento para engravidar

A fertilização in vitro é a técnica mais usual. Nela, os óvulos são fecundados em laboratório para, mais tarde, serem implantados no útero materno.

Para alcançar o objetivo, os óvulos são coletados da mulher, após a estimulação da ovulação, que pode ser feita com medicamentos e acompanhamento médico.

Isso feito, o esperma do parceiro também é coletado. Em seguida, eles são unidos no laboratório, e os embriões viáveis vão para o útero da mãe, que pode ser ou não a doadora dos óvulos.

Na inseminação artificial, os espermatozóides são colocados no útero da mulher, próximo ao período de ovulação. Para isso, os óvulos também são estimulados, para que o processo tenha maior possibilidade de dar certo nas primeiras tentativas. Esse procedimento é indicado para homens com dificuldades leves para engravidar suas parceiras.

Outro tratamento para engravidar é o coito programado. Bastante utilizado quando o ciclo menstrual da mulher é irregular, é feito do modo mais natural possível, recebendo o auxílio da ciência apenas no estímulo da ovulação com medicamentos e monitoramento médico.

Quando o exame de ultrassom mostra que a mulher está próxima de ovular, o casal é instruído a ter relações sexuais nesse período, para ampliar as chances de um óvulo ser fecundado pelo espermatozoide.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como aumentar as chances de engravidar?

No entanto, apenas os tratamentos não são o suficiente. Para aumentar ainda mais as suas chances de engravidar, é necessário ficar atento à saúde. As pessoas obesas, por exemplo, apresentam maior dificuldade para reproduzir. Tanto nas mulheres prejudica a produção de óvulos, quanto nos homens, a de espermatozoides.

Outro fator importante é a idade. Para as mulheres, as chances de engravidar diminuem a partir dos 35 anos. Já nos homens, a qualidade do sêmen diminui bastante a partir dos 40 anos. Doenças como endometriose, no caso feminino, é responsável por cerca de metade dos casos de problemas para engravidar.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vantagens do tratamento para engravidar pelo plano de saúde

Além das consultas periódicas aos médicos ginecologista e urologista, o plano de saúde também cobre tratamentos para gravidez. Isso se deve à Lei 9.656/98, que torna obrigatória a cobertura de plano de saúde para atendimentos de planejamento familiar.

Desde que conste do Rol de Procedimentos da ANS, a cobertura é obrigatória pelos planos de saúde. No entanto, a fertilização in vitro não entra nessa lista, pois faz parte das exceções dessa mesma lei.

Se você engravidou e quer contratar um plano de saúde, fique atenta! Pesquise os planos, o que eles cobrem, a carência, e, é claro, quais as vantagens oferecidas por eles.

O acompanhamento durante a internação, por exemplo, é obrigatório. Taxas cobradas pelo obstetra para realizar o parto são ilegais e podem ser denunciadas junto à ANS.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Quer saber tudo sobre as coberturas obrigatórias do plano de saúde durante a sua gravidez? Fale agora mesmo com o corretor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *