HIIT Treinamento intervalado de alta intensidade: conheça essa modalidade de treino

Você já ouviu falar no HIIT? Também conhecido como “treinamento intervalado de alta intensidade”, o programa de exercícios é definido por estímulos de alto impacto que se alternam com períodos de recuperação (baixa intensidade ou pausa). Hoje, a modalidade é indicada principalmente para a redução da gordura corporal.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A seguir, saiba mais sobre esse treinamento excelente para entrar em forma, suas indicações e benefícios!

HIIT: como funciona o treinamento intervalado de alta intensidade?

Trabalhando o corpo como um todo, o HIIT tem como objetivo central promover a queima calórica. Nesse sentido, o praticante “enxuga” as calorias tanto ao longo do treino propriamente dito, quanto nas 24 horas pós-treino.

Justamente porque exigem tanto esforço e performance, as práticas são curtas, variando de 10 a no máximo 30 minutos de duração.

Não por acaso, a modalidade é cada vez mais popular nos dias de hoje: quem não tem muito tempo para exercícios no dia a dia pode se beneficiar bastante dos treinos rápidos!

Vale destacar que a dinâmica do treinamento intervalado de alta intensidade combina movimentos de alto impacto e fases de descanso. Nesse meio tempo, podem ser aplicadas várias modalidades esportivas, como:

  • bicicleta;
  • agachamentos;
  • pular corda;
  • corrida;
  • subir escadas;
  • burpees;
  • polichinelos;
  • flexões.

Quais são os benefícios da modalidade?

Confira abaixo os benefícios do treinamento intervalado de alta intensidade.

Aumento da capacidade cardiovascular e respiratória 

No HIIT, os exercícios promovem picos de intensidade, que proporcionam um rápido condicionamento do corpo.

Com isso, seus praticantes apresentam melhora na respiração e na frequência cardíaca, além de muito mais disposição e energia no dia a dia.

plano-e-estética

Controle da pressão arterial 

Muito comum na população brasileira, a hipertensão é uma doença silenciosa e que pode ser o ponto de partida para muitas outras enfermidades.

Como fortalece o sistema cardiovascular, o treinamento intervalado de alta intensidade também melhora o controle da pressão arterial.

Redução de gordura corporal 

Opção muito interessante para quem quer emagrecer, o treino potencializa o gasto energético e faz com que o corpo comece a usar a gordura corporal como fonte de energia.

Com o tempo, há também o desenvolvimento da massa muscular e a aceleração do metabolismo.

Melhora da sensibilidade à insulina 

Recomendado para pacientes em pré-diabetes, o treinamento intervalado de alta intensidade aumenta o uso do açúcar como fonte de energia, equilibrando-o no sangue.

Outros benefícios da técnica incluem a liberação de hormônios do bem-estar, o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora no equilíbrio e na coordenação.

O treinamento intervalado de alta intensidade funciona?

Sim! Desde que o praticante esteja em boas condições de saúde, tenha acompanhamento especializado e alie o treino a uma alimentação balanceada, o treinamento HIIT traz resultados surpreendentes na perda de peso, na redução de gordura e no fortalecimento muscular.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Prós e contras do HIIT

Os pontos positivos do HIIT são muitos (afinal, é um treino cada vez mais popular!). Além dos benefícios gerais que listamos acima, vale lembrar que o treinamento é motivador e animado, pode ser facilmente encaixado na rotina e quase não tem contraindicações.

No entanto, há também os pontos negativos. Devido à alta intensidade, a prática pode provocar lesões musculares, além de demandar boa preparação física e ser indicada somente para quem busca emagrecer.

Nesse contexto, é importante destacar que qualquer pessoa que deseja perder peso pode investir no HIIT, mas há algumas restrições.

Enquanto os indivíduos com problemas cardiovasculares devem passar por avaliação médica, os praticantes obesos e sedentários precisam de uma boa supervisão do educador físico.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Treinamento intervalado de alta intensidade e perda de peso 

Se você está curioso sobre o motivo de tanta eficiência na queima de gordura pelo HIIT, saiba que a solução do “mistério” está na alternância entre exercícios de alta e baixa intensidade.

Com o grande gasto calórico, o organismo consome mais oxigênio e aumenta a oxidação das gorduras pelo metabolismo – mesmo nas 24 horas seguintes à prática!

Quem quer emagrecer, portanto, pode tirar ótimo proveito desse treinamento. O HIIT pode trazer excelentes resultados com 20 a 30 minutos diários de exercício físico, sendo que o ideal é fazê-los ao menos 3 vezes na semana.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E então, gostou das informações? Esperamos que você se motive a praticar o treinamento intervalado de alta intensidade e cuide cada vez mais da saúde. Para mais dicas e conteúdos sobre modalidades de exercício e bem-estar, assine agora nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *