Plano de saúde de autogestão: como funciona

Os planos de saúde de autogestão são a única forma no sistema de saúde privado de nosso país, em que os serviços de saúde preservam a sua qualidade sem, entretanto, custar a mais por isso.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Dessa forma, as operadoras de saúde não ganham nada com a operação, pois não são elas que intermedeiam as relações entre o plano de saúde e os beneficiários.

Ele funciona a partir de um grupo de pessoas que se vincula a um fundo financeiro exclusivo para serviços de saúde. Todo mês, elas depositam uma determinada quantia em um fundo de reserva.

Caso precisem, elas utilizam o dinheiro investido em exames, consultas e cirurgias. Se não precisar, o fundo de reserva permanece e pode ser utilizado quando for necessário.

A seguir, você vai entender melhor como funciona o plano de saúde de autogestão e por que é interessante investir nele.

Quais as diferenças entre o plano de saúde de autogestão e os tradicionais?

Em um plano de saúde tradicional, o valor da mensalidade engloba também os impostos e os lucros das operadoras de saúde.

Dessa forma, todo dinheiro que sobra é convertido para os donos de instituições privadas e não para os beneficiários.

Já no plano de saúde de autogestão, o valor não gasto durante o mês permanece no fundo de reserva e pode ser utilizado futuramente por seus usuários.

Como não tem impostos a pagar, o que seria o lucro da operadora de serviço de saúde é convertido em fundo de reserva para os beneficiários.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais são os planos de autogestão disponíveis no mercado?

Por ser a própria empresa a responsável por contratar e administrar os serviços de saúde para seus colaboradores e familiares, é necessário contratar, nesse caso, apenas um tipo de seguro para isso.

Depende dela a negociação com clínicas, hospitais e demais serviços de saúde. Portanto, é uma grande responsabilidade assumir um plano de saúde de autogestão.

No plano de saúde coletivo empresarial, é contratado um plano de saúde particular com alguma operadora de saúde. Dessa forma, é paga uma mensalidade fixa por todos os funcionários que queiram aderir. No entanto, não há reajustes nem descontos, mesmo se o beneficiário não utilizar os serviços de saúde contratados.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vantagens dos planos de autogestão

Além de não ter mensalidades fixas, os planos de saúde de autogestão atendem às necessidades específicas de seus contratantes. Dessa forma, a rede credenciada é escolhida pelos seus beneficiários, que também acompanham, em tempo real, a qualidade da prestação de serviços.

A alternativa também é econômica para a empresa, que paga apenas pelos serviços fornecidos pelos profissionais e prestadores de serviços de saúde.

Outra vantagem é ter atenção total à saúde, logo, não há restrições de doenças nem problemas quanto a tratamentos preventivos, pois o plano atende a todos.

De acordo com a resolução nº 279 da ANS, mesmo os colaboradores já desligados da empresa têm direito a continuar com o benefício do plano de saúde de autogestão.

Assim, é fundamental fazer as contas antes de optar por esse modelo, para ter certeza se o investimento terá o retorno pretendido.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Na dúvida sobre escolher entre o plano de saúde de autogestão e o coletivo empresarial, entre em contato com um corretor! Ele com toda certeza vai esclarecer todas as suas perguntas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *