Saúde bucal na gravidez: importância e cuidados especiais

Todos sabem que a saúde da gestante influencia diretamente no bom desenvolvimento do bebê. Mas você conhece a importância da saúde bucal na gravidez? Além dos tradicionais exames de pré-natal e do acompanhamento médico, é fundamental investir também em visitas regulares ao dentista.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Para garantir uma gravidez ainda mais tranquila e saudável, saiba mais sobre a importância dos cuidados com a higienização oral e os impactos para seu bebê!

Qual a relação entre saúde bucal na gravidez e a saúde do bebê?

É preciso ter em mente que a boca é porta de entrada para diversas enfermidades, impactando o organismo da mãe e, em consequência, do seu bebê.

Hoje, já existem diversos estudos e evidências que apontam para uma associação entre doenças das gengivas e partos prematuros, por exemplo.

Além disso, problemas bucais também são relacionados a recém-nascidos com peso abaixo do normal. Fique de olho!

Quais são os problemas bucais mais comuns nas gestantes?

A gengivite gravídica é uma das doenças bucais mais recorrentes nessa fase. O problema surge devido ao acúmulo da placa bacteriana depositado nos dentes, provocando irritação e sangramentos.

É interessante apontar, ainda, que a gravidez também favorece o surgimento de cáries. Com as alterações hormonais, há uma redução no fluxo da saliva, que tem ação protetora.

Isso, juntamente com o aumento na alimentação, eleva o nível de acidez na boca, desmineralizando os dentes e formando cáries.

Por fim, a erosão do esmalte dentário deve ser outro ponto de atenção das futuras mamães. Com os enjoos, azias e vômitos típicos da gestação, o suco gástrico chega com mais constância à boca, desgastando o esmalte dos dentes.

Saúde bucal na gravidez: quais são os cuidados necessários

Os dentes e gengivas da futura mamãe realmente precisam de cuidados especiais. Uma escovação correta após as refeições, o uso diário de fio dental, a manutenção de uma alimentação equilibrada e consultas regulares com o dentista são hábitos fundamentais.

Vale destacar, aqui, um detalhe importante na higienização: limpar especialmente a região do colo dentário, ou seja, a área de encontro entre a gengiva e o dente. Seguir essa recomendação reduz significativamente o risco de gengivite na gravidez.

Alimentar-se bem é outra maneira importante de cuidar dos dentes. Uma dica é evitar doces e priorizar alimentos integrais, incluindo verduras, frutas frescas e queijo.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Consultas ao dentista na gravidez: como fazer do jeito certo?

O ideal, caso seja uma gravidez planejada, é ir ao dentista para um check-up antes de engravidar. Dessa forma, é possível solucionar todos os possíveis problemas bucais.

Nas situações em que a gestação não foi prevista, é indicado marcar uma consulta entre o 4º e o 6º mês. Isso porque os primeiros 3 meses de gravidez são os mais definitivos no desenvolvimento do bebê – nesse período, o feto está mais sensível a medicamentos e outros procedimentos.

Por sua vez, o último trimestre da gestação também não é um bom momento para visitar o dentista. Além do desconforto para permanecer na cadeira, o estresse causado pela situação pode provocar complicações.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Procedimentos odontológicos não recomendados para grávidas

No primeiro trimestre da gestação, existem restrições no tratamento odontológico de grávidas. Anestésicos dentais, medicamentos contra a dor, antibióticos (como a tetraciclina) e radiografias não são indicados nessa fase.

Por fim, vai uma dica importante para as gravidinhas: antes de se consultar, avise no agendamento que você é gestante. Informe também sobre possíveis dores/tensões, ocorrências de abortos anteriores e os medicamentos que está tomando.

E então, gostou das informações sobre como manter a saúde bucal na gravidez? A Cedro Corretora de Seguros oferece diversas opções de planos de saúde para resguardar seu bem-estar (e o do seu bebê) nessa fase tão especial.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Para receber novos conteúdos sobre vida saudável, aproveite para assinar nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *