Ronco e apneia: entenda a relação

Você sabia que, aproximadamente, 72% dos brasileiros sofrem com doenças relacionadas ao sono? Estas alterações nos hábitos de dormir não incluem apenas a insônia, mas também o ronco e a apneia. Por falar nisso, você sabe qual é a relação existente entre ronco e apneia? A Corretora Cedro te explica e esclarece suas dúvidas!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, nós vamos te explicar um pouco mais sobre ronco, apneia, quais são os fatores de risco, como é possível tratar e, até mesmo prevenir. Então, se você está curioso e interessado para aprender mais sobre este assunto, é só continuar acompanhando o texto. Boa leitura!

O que é apneia do sono?

Antes de mais nada, apneia do sono é um distúrbio que se caracteriza pela obstrução total ou parcial das vias aéreas. Por consequência disto, a respiração se torna mais difícil, vibrando os tecidos da garganta quando o ar passa e provocando o tão famoso ronco.

Você sabia que a apneia do sono pode causar outras doenças mais graves? Como exemplo, podemos citar a diabetes e a hipertensão. Portanto, o mais indicado é buscar um médico especializado para que você dê início ao tratamento o quanto antes e evite consequências mais severas.

Sintomas da apneia do sono

Primeiramente, é válido mencionar o fato de que a apneia do sono também causa alguns sintomas no indivíduo que sofre com esta condição. Mas você sabe como identificar estes sinais que o corpo emite? Não? Então, fica tranquilo(a), porque a Corretora Cedro te explica!

A seguir, confira quais são os sintomas da apneia do sono:

  • Ronco irregular;
  • Cansaço e sonolência durante o dia;
  • Dor de cabeça;
  • Ronco alto;
  • Ao acordar, você sente a boca seca e sede;
  • Queda na sua produtividade;
  • Sono agitado;
  • Aumento da vontade de urinar no decorrer da noite.

Fatores de risco

De antemão, a apeneia do sono pode ser causada devido a estrutura física do ser humano ou por condições que afetam a saúde do indivíduo. É essecial mencionar que existe uma série de fatores de risco que contribuem com o surgimento da apneia. Vamos conhecer quais são? Olha só:

  • Obesidade;
  • Congestão nasal;
  • Alterações anatômicas;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Fumo;
  • Idade;
  • Genética;
  • Uso de medicamentos como opioides, relaxantes musculares e calmantes.

Portanto, se você faz pertence algum dos fatores de risco listados acima, é bom ficar atento(a) para qualquer sintoma suspeito de apneia e buscar o médico o quanto antes para prevenir ou tratar.

Qual é a relação entre ronco e apneia?

A verdade é que o ronco não escolhe idade e pode ser causado por diversos motivos, como: cansaço, consumo de bebida alcoólica e resfriados. Você sabia que nem sempre o ronco indica algum problema maior? Pois é! Apesar disso, o ideal é ficar atento(a), porque pode significar um quadro de apneia do sono quando o ronco for persistente, frequente e alto.

O que é polissonografia e como é feita?

Você já ouviu falar em polissonografia? Também conhecido por exame do sono, ele é utilizado para detectar possíveis alterações no sono. É um procedimento simples, não causa dor ao paciente e é recomendado para todas aquelas pessoas que apresentam algum sintoma de distúrbio do sono.

A polissonografia é feita através do monitoramento das ondas cerebrais, da frequência cardíaca e respiratória, dos níveis de oxigênio no sangue e, até mesmo, do movimento das pernas e dos ohos. Fazendo isso, a qualidade do sono é analisada a fim de detectar a presença de possíveis distúrbios relacionados ao sono.

Tratamento para o ronco

Finalmente, eis que surge a boa notícia: existe tratamento para o ronco sim. Mas a melhor forma de tratá-lo só quem pode sugerir é o médico que está lhe acompanhando, pois vai depender da causa que foi diagnosticada.

De modo geral, a forma mais utilizada para tratar a apneia do sono é fazendo uso do aparelho CPAP. Afinal, qual é o papel dele? Ele envia uma quantidade de ar pressurizado visando evitar a obstrução da garganta, fazendo com que o ronco desapareça. E, por consequência disso, o paciente conquista um sono mais silencioso e uma melhor qualidade de sono.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Exercícios para parar de roncar

Você sabia que é possível fazer alguns exercícios para diminuir o ronco? Isso mesmo! O Laboratório do Sono do Instituto do Coração desenvolveu algumas práticas simples, rápidas e que podem ser feitas em qualquer lugar. Ótimo saber disso, não é?

Estes exercícios ajudam a diminuir a intensidade e frequência do ronco. Para isso, devem ser feitos de boca fechada e repetidos por 20 vezes antes de pular para o próximo exercício. A seguir, veja quais são para aprender e começar a praticá-los:

  1. Você posiciona a língua atrás dos dentes superiores e faz o movimento de “varrer” para trás, indo até o fim do céu da boca.
  2. Faça movimentos de abrir e fechar os dentes estando com a língua grudada no céu da boca.
  3. Posicione a língua no alto do céu da boca, empurre-a para cima e depois relaxe a base dela, mas sem desgrudar a língua do palato duro.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Ronco e apneia: para saber mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou deste artigo sobre ronco e apneia? Saiba que é possível adquirir ainda mais conhecimento de forma simples e gratuita. Para isso, basta você assinar nosso newsletter para receber conteúdos úteis e relevantes mensalmente e sem pagar nada por isso. Perfeito, não é? Então, não perca tempo e assine já para se tornar uma pessoa muito bem informada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *