Saúde e estética: saiba a diferença e a importância de cada um

Antes de mais nada, com saúde não se brinca e devemos cuidar a fim de prevenir doenças. Por outro lado, nós temos a estética, a qual possui forte influência em nossa auto estima. Mas, afinal, qual é a diferença existente entre saúde e estética? a Corretora Cedro explica!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse universo de saúde e estética, bem como a importância de manter os cuidados necessários e o limite da beleza. Então, preste atenção em cada detalhe e tenha uma boa leitura!

O que é saúde e estética?

Apesar de serem conceitos próximos, eles são bem distintos. Enquanto a saúde tem relação com o bem-estar com um todo (físico, social e psiquíco), a estética se refere à beleza, apenas. Contudo, eles podem se complementar, ou seja, você precisar de um procedimento estético para reparar algum dano causado por uma doença.

Vamos aprofundar essas definições? Então, confira o que o dicionário Michaelis nos diz sobre o significado de saúde e estética:

  • Saúde“estado do organismo com funções fisiológicas regulares e com características normais e estáveis.”
  • Estética“aparência ou beleza física; plástica.”

Em suma, podemos concluir que ambas podem estar relacionadas, mas não existe uma relação direta e obrigatória entre elas.

A importância dos cuidados estéticos

De antemão, os cuidados estéticos são importantes e devem ser mantidos durante o ano todo, não apenas em uma estação como algumas pessoas fazem. E, devido a grande preocupação e procura, o ramo da beleza vem crescendo e se aprimorando cada vez mais: aparelhos modernos e cosméticos mais eficientes, por exemplo.

A verdade é que os cuidados estéticos podem impactar diretamente e positivamente em nossa auto estima, por exemplo: se você possui estrias e elas te incomodam, fazer um tratamento (micropuntura de estrias ou outro) para diminuí-las vai ajudar para que você se sinta melhor consigo mesma.

Neste tópico, nós temos 3 pilares essenciais:

  • Clínicas estéticas: hoje em dia, o leque de tratamentos estéticos disponíveis são os mais variados. Através deles, é possível eliminar as indesejadas gorduras localizadas, celulites, estrias e flacidez.
  • Água: o consumo da quantidade correta de água ajuda o corpo de diversas formas, como: desinchar o corpo, ajuda a digerir alimentos, regula a temperatura, evita a celulite, reduz infecções e desintoxica.
  • Protetor solar: a verdade é que é impossível falar de cuidados estéticos e não falar sobre o uso do protetor solar. Deve ser usado diariamente e desempenha papel fundamental na prevenção do câncer de pele, evita insolação, queimaduras, manchas e, até mesmo, o envelhecimento precoce da pele.

A ditadura da beleza e os limites entre saúde e estética

Em primeiro lugar, é essencial mencionar sobre o mal do século quando o assunto é saúde e estética: o famoso padrão de beleza imposto pela sociedade. Certamente, você já viu sinais desse padrão em alguma propaganda e, talvez tenha sido julgada por algum aspecto do seu corpo que não se encontra dentro desse padrão imposto.

Esse padrão de beleza está longe de ser uma preocupação com a saúde, até porque nem todo corpo magro é saudável. O que acontece é que há um interesse econômico por trás de tudo isso: quanto mais você está insatisfeito(a) com seu corpo, mais você vai gastar dinheiro para comprar remédios para emagrecer, chás milagrosos, pílulas, inúmeros equipamentos de ginástica e alimentos light.

Além disso, ainda tem o mercado de cirurgias plásticas que vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), quase 1,5 milhão de cirurgias foram realizadas no Brasil só em 2018.

Nós, da Corretora Cedro, queremos reafirmar o nosso compromisso com a sua saúde e falar que você não precisa se encaixar em nenhum padrão de beleza imposto pela sociedade para se sentir bem e acolhido. O importante é você ter saúde e se sentir feliz consigo mesma, não importa o corpo que você tenha!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Dicas de saúde e estética

Agora que você já sabe tudo sobre esse universo, que tal conhecermos algumas dicas para te ajudar a manter um equilíbrio entre saúde e estética? Então, confira agora as X dicas que separamos exclusivamente para você:

  1. Beber água;
  2. Alimentar-se bem;
  3. Invista em cosméticos eficientes e multifuncionais;
  4. Consulte o dermatologista regularmente;
  5. Use produtos específicos para o seu tipo de pele;
  6. Preze por uma boa noite de sono;
  7. Praticar exercícios físicos frequentemente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Saúde e estética: fique por dentro de tudo!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre saúde e estética? Desejamos que sim e ficamos felizes com isso. Mas não para por aí, viu? Basta assinar nosso newsletter para obter ainda mais conhecimento através de conteúdos exclusivos e de extrema utilidade para sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *