Tratamento para endometriose: quais são as alternativas?

Você sabia que a endometriose atinge, aproximadamente, 10% da população feminina aqui no Brasil? Ainda de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a doença é mais comum em mulheres que tenham entre 25 e 35 anos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mas, afinal, qual são as opções de tratamento para endometriose? Fica tranquila(o), porque a Corretora Cedro vai tirar todas as suas dúvidas. Então, tenha uma boa leitura e fique bem informado(a)!

O que é endometriose?

Antes de mais nada, a endometriose acontece quando o endométrio (revestimento interno do útero) cresce fora da cavidade uterina, podendo chegar a invadir outras regiões do corpo, como: ovários, bexiga, trompas e, até mesmo, o intestino.

Por se tratar de um problema de saúde que provoca dores intensas e por ser considerada uma das principais causas de infertilidade feminina, é essencial falar sobre o tratamento para endometriose. Então, vamos lá? É só continuar lendo o artigo!

Tratamento clínico para endometriose

Você sabia que a endometriose pode se manifestar de formas diferentes em cada mulher? Pois é, justamente por isso ela é considerada uma doença complexa e o tratamento acontece de forma personalizada.

Uma das formas de tratamento para endometriose é com o uso de medicamentos e o objetivo é regular a produção e captação hormonal, especialmente do estrogênio e da progesterona. A seguir, conheça quais são os tratamentos clínicos mais comuns:

  • Pílulas anticoncepcionais;
  • Medicamento à base de progesterona;
  • DIU hormonal;
  • Tratamento com GnRH;
  • Danocrine;
  • Remédio para dor;
  • Inibidor de enzima aromatase.

Tratamento cirúrgico para endometriose

Outra forma de tratamento para endometriose é a cirurgia. Ela vai fazer a retirada das lesões decorrentes da doença, proporcionando uma anatomia normal aos órgãos pélvicos. Para a sua realização, é indispensável que a paciente possua o amparo de uma estrutura hospitalar adequada, equipe especializada e equipamentos específicos.

Diferente do que acontece no tratamento clínico, a cirurgia para endometriose pode curar os danos causados pela doença. E, quando o cirurgião obtém sucesso na retirada de lesões, as chances de reaparecimento das doenças são reduzidas.

Cirurgia de endometriose: o pós-operatório

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de endometriose também possui alguns cuidados que devem ser seguidos no pós-operatório. Então, vamos conhecer quais são? Confira:

  • A paciente permanece no hospital por 24 horas para se recuperar da anestesia geral;
  • Depois da alta hospitalar, manter o repouso e evitar esforço físico;
  • Não praticar exercício físico ou ter relações sexuais por 2 semanas, no mínimo;
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Ingerir água, pelo menos 1,5 litro.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Endometriose causa infertilidade?

Além de ser bastante dolorosa, a endometriose ainda aumenta os riscos de outros problemas de saúde, sendo a infertilidade um deles. Isso acontece quando a doença atinge as trompas, bem como pelo fato de provocar alterações imunológicas e hormonais.

Outra complicação possível de acontecer é o câncer de ovário que, apesar de não ser muito comum, há evidências que indicam o aumento do risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento para endometriose: fique bem informado(a)!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber sobre o tratamento para endometriose? Desejamos que sim, pois este tema foi pensado com muito cuidado para trazer conhecimento acerca dessa doença delicada. Agora, que tal ficar por dentro de mais assuntos relevantes para a sua vida? É simples: basta assinar nosso newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *