Planos de Saúde com cobertura nacional

Em primeiro lugar, é de suma importância ressaltar que ter um plano de saúde é fundamental para assegurar um alto padrão de qualidade nos cuidados com a nossa saúde, visto que a equipe de profissionais é especializada e a infraestrutura é preparada com o que há de melhor na tecnologia. No entanto, a primeira dúvida é: os planos de saúde com cobertura nacional são melhores?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você sabia que os convênios médicos podem ter diferentes abrangências geográficas, variando entre planos de saúde com cobertura nacional, estadual, municipal, entre outras?

Pensando nisso preparamos esse artigo para te explicar como funciona a cobertura pelo país de um plano de saúde.

Para este artigo, nós preparamos um conteúdo completo e exclusivo para vocês a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre convênio médico de uma forma geral, bem como sobre planos de saúde com cobertura nacional. Então, se prepare para absorver todas as informações e anotá-las. Vamos lá? Tenha uma boa leitura!

Quais são as formas de contratação?

Antes de mais nada, é preciso conhecer quais são as formas de contratação de um plano de saúde, pois é uma decisão importante e você deve adquirir todo conhecimento possível antes de tomá-la. Afinal, ninguém deseja ter problemas no futuro ou se arrepender!

Sendo assim, confira abaixo quais são as formas de contratação do convênio médico e uma breve explicação sobre cada uma delas:

Plano de saúde individual ou familiar

Algumas empresas oferecem plano de saúde como benefício para os seus colaboradores, mas se você não trabalha em uma delas, você pode optar por contratar um plano de saúde individual ou familiar. Confira as características:

  • Contratação direta entre cliente e operadora, ou seja, você procura a operadora para contratar o plano;
  • A cobertura é determinada com base no contrato e no Rol de Procedimentos da ANS;
  • Você é o único beneficiário ou pode incluir membros da família;
  • A adesão é livre;
  • Rescisão contratual ocorre apenas em caso de fraude e/ou falta de pagamento;
  • A cobrança é realizada diretamente ao cliente.

Plano de saúde coletivo por adesão

Em primeiro lugar, você precisa saber que o público-alvo do plano coletivo por adesão são as pessoas físicas que tenham vínculo com sua entidade de classe ou sindicato. Veja quais são suas particularidades:

  • A associação profissional ou sindicato contrata o plano para você;
  • Vínculo com entidade de classe é obrigatório;
  • A cobrança é feita diretamente ao beneficiário pela Pessoa Jurídica contratante ou Administradora de Benefícios;
  • A rescisão sem multa é prevista em contrato e é válida para o contrato como um todo;
  • A cobertura é definida com base no contrato e no Rol de Procedimentos da ANS;
  • O sindicato negocia e você arca com os custos;
  • Existe carência sim, salvo para aqueles que ingressam no plano no aniversário do contrato ou em até 30 dias da celebração do mesmo.

Plano de saúde empresarial

Esse tipo de plano foi criado para os colaboradores com vínculo empregatício formal com a pessoa jurídica ou para aqueles que possuem vínculo societário. Em suma, podem aderir a essa modalidade de plano, sócios e funcionários de uma empresa e seus dependentes.

Ao contrário da modalidade anterior, o boleto do plano empresarial é emitido em nome da empresa contratante, que pode ou não descontar o valor no contracheque do funcionário. Saiba mais:

  • Vínculo com pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária é exigido;
  • O período de carência é necessário, salvo para aqueles contratos com 30 vidas ou mais e para aqueles que ingressam no plano em até 30 dias da celebração do contrato;
  • A cobertura varia conforme o contrato e o Rol de Procedimentos;
  • A rescisão também é prevista em contrato e vale tanto para o contrato como um todo como apenas para o cancelamento individual de um beneficiário.

Tipos de plano de saúde: quais são eles?

De antemão, é válido ressaltar que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável por cuidar dos planos de saúde, controlar as empresas deste mercado e regulamentar a comercialização dos serviços.

Além do fato dos planos de saúde serem divididos conforme a forma de contratação, também há a divisão de acordo com a cobertura ofertada. São 5 tipos de planos de saúde e você saberá mais sobre eles agora mesmo:

Ambulatorial

De modo geral, este é o tipo de plano de saúde que possui uma cobertura mais básica. Ao contratar um plano ambulatorial, o beneficiário tem direito a realizar consultas e exames em clínicas e consultórios. Já no caso de urgência e emergência, o convênio só cobre até as 12 primeiras horas de atendimento.

E se o atendimento ultrapassar esse período? Neste caso, é o próprio beneficiário quem terá que arcar com os custos dos procedimentos hospitalares realizados após as 12 horas de atendimento.

Hospitalar

Como o próprio nome já indica, este plano fornece cobertura para todos os procedimentos hospitalares, inclusive internações. Aqui, a única exceção é o parto, o qual só possui cobertura no plano hospitalar com obstetrícia.

Ao contratar um plano hospitalar, o cliente poderá usufruir dos seguintes serviços: internações hospitalares ilimitadas (inclusive em UTI), atendimentos emergenciais, exames complementares que sejam necessários durante o período de internação e procedimentos especiais (hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e acompanhamento clínico para pacientes transplantados).

Por cobrir todos os procedimentos hospitalares e ainda oferecer cobertura para consultas e exames realizados em clínicas e consultórios, o plano hospitalar se torna uma opção mais completa do que o ambulatorial.

Hospitalar com obstetrícia

Se você já achava o plano hospitalar completo, é provável que se encante com este tipo de convênio que vamos falar agora. O plano hospitalar com obstetrícia fornece cobertura para todos os serviços mencionados no tópico anterior mais os procedimentos obstétricos, tais como: assistência no parto, exames pré-natal e assistência ao bebê por um período de 30 dias, independente de ser natural ou adotado.

Além disso, o plano hospitalar com obstetrícia possibilita a inclusão do bebê como dependente. Então, é uma ótima opção para quem deseja realizar o sonho de ser mãe e garantir a saúde do seu bem mais precioso!

Odontológico

Primeiramente, a boa notícia é que o plano odontológico não tem essa divisão de cobertura mais básica ou completa. Neste caso, o beneficiário tem direito a usufruir de todos os serviços de assistência odontológica, desde que constem na lista do Rol de Procedimentos da ANS.

Dessa forma, o beneficiário pode ficar tranquilo, porque poderá realizar consultas, exames, tratamentos e, até mesmo, atendimentos de urgência e emergência. Portanto, trata-se de uma ótima opção para cuidar da saúde bucal, a qual também é importante e merece toda nossa atenção!

Referencial

Você sabia que o plano referencial ou de referência está entre as melhores opções e mais completas para cuidar da saúde? Isso acontece porque esse tipo de plano proporciona cobertura para todos os serviços clínicos e cirúrgicos, além de atendimentos de urgência e emergência, consultas e exames.

Então, se você deseja uma cobertura completa e que te dê 100% de segurança, esse plano foi feito para você!

O que é área de abrangência geográfica de um plano de saúde?

É a área em que a operadora de plano de saúde deve garantir ao beneficiário todas as coberturas de assistência médica que estão em seu contrato.

Já que a abrangência de um plano pode ser: nacional, estadual, grupo de estados, municípios e grupo de municípios.

Desse modo, veja abaixo como funciona cada uma desses tipos de cobertura.

O que são planos de saúde com cobertura nacional?

A cobertura de um plano de saúde está relacionada com as regiões do país que ele poderá ser utilizado.

Sendo assim, um plano com cobertura nacional é aquele em que o beneficiário poderá usar os serviços da rede credenciada (médicos, clínicas, hospitais e prestadores de serviços de saúde) em qualquer lugar do Brasil.

Plano de saúde com abrangência estadual

Com um plano com abrangência estadual o beneficiário terá atendimento garantido em todas as cidades de um determinado estado.

Ou seja, a cobertura só é válida dentro do estado de origem para qual o convênio médico foi contratado.

Plano de saúde com abrangência de grupo de estados

Em um plano com abrangência de grupo de estados o cliente poderá receber atendimentos nos estados definidos no contrato.

Ou seja, o beneficiário terá direito ao atendimento médico em mais de um estado do país.

Plano de saúde com abrangência de município

No plano com abrangência de município o beneficiário poderá usar toda a rede credenciada dentro de um único município específico.

Plano de saúde com abrangência de grupo de municípios

Com uma abrangência de grupo de municípios o cliente terá atendimento garantido em alguns municípios de um ou mais estados.

Em casos de urgência ou emergência poderei receber atendimento médico fora da área de cobertura do meu plano?

Conforme a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) as operadoras não são obrigadas a garantir atendimento de urgência ou de emergência fora das áreas previstas no contrato do cliente.

Entretanto, esse tipo de atendimento poderá acontecer se no contrato do beneficiário tiver algum dispositivo que garanta este direito.

Qual a vantagem de um plano de saúde com cobertura nacional?

De fato, a maior vantagem de um plano de saúde com cobertura nacional é ter garantindo atendimento médico privado em qualquer lugar do Brasil.

Algo muito importante para pessoas que viajam bastante pelo país, por exemplo.

Quanto irei pagar por um convênio médico com cobertura nacional?

Em síntese, o valor da mensalidade de um plano de saúde vai variar levando em consideração diversos tipos de fatores.

Como, por exemplo: operadora, tipo de plano, tipo de atendimento, tipo de acomodação, entre outros fatores.

Sendo assim, o tipo de cobertura também é uma variável que irá influenciar no valor da mensalidade.

Embora, os planos de saúde com cobertura nacional geralmente possuem um valor maior. Considerando que quanto maior for a abrangência geográfica de um plano, maior será o seu valor da mensalidade.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como acertar na hora de escolher um plano de saúde?

Agora que você já sabe tudo sobre plano de saúde no que diz respeito aos tipos, formas de contratação e abrangência, chegou a hora de ficar por dentro de algumas dicas para ter sucesso na escolha do plano de saúde ideal.

A seguir, confira todas as dicas que trouxemos para você e anote-as para não perdê-las:

  1. Entenda quais são as suas reais necessidades que você deseja que um plano de saúde atenda;
  2. Busque entender o funcionamento de um plano de saúde e mergulhe nos detalhes de cada opção;
  3. Avalie qual é o melhor tipo de cobertura que cabe no seu orçamento;
  4. Procure informações sobre as operadoras de planos de saúde: indicações, nota da empresa em plataforma de reclamações, ranking da ANS e outros;
  5. Analise a rede credenciada para ter certeza de que você será atendido por profissionais de qualidade;
  6. Leve em consideração a possibilidade de reembolso e suas condições;
  7. Conheça o Rol de Procedimentos para saber diferenciar o que é obrigatório e o que é adicional;
  8. Conte com o apoio de um corretor de plano de saúde para te dar todo suporte necessário;
  9. Verifique os períodos de carência;
  10. Leia o contrato com bastante atenção;
  11. Tire todas as suas dúvidas com o corretor ou a operadora;
  12. Compare os preços, assim é possível encontrar a melhor opção dentro do seu orçamento;
  13. Preste atenção na área de abrangência do plano;
  14. Conheça a ANS antes de efetuar a contratação do convênio;
  15. Busque uma corretora de plano de saúde com boa reputação;
  16. Preencha todos os dados com cautela;
  17. Esteja atento às condições contratuais, especialmente a rescisão.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Planos de saúde com cobertura nacional: contrate o seu!

Por fim, se contratar um plano de saúde “no escuro” era seu medo e um obstáculo que te impedia de garantir qualidade nos cuidados com a sua saúde e de sua família, podemos concluir que agora você está pronto para contratar o seu plano de saúde com segurança, pois nós te explicamos tudo que você precisa saber, além das dicas que trouxemos para te ajudar a acertar na escolha do plano.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E para você que quer contratar um plano de saúde e está com dúvidas sobre valores, faça uma cotação na ferramenta exclusiva da Cedro de simulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *