Plano de Saúde Estudantil

Ser estudante pode até parecer uma missão fácil, mas é preciso lembrar que nem sempre eles dispõe de boa condição financeira para arcar com os mais diversos gastos que surgem, seja relacionado à faculdade ou à sua própria saúde. Mas será que existe plano de saúde estudantil? Nós temos uma boa notícia para você!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você sabia que as operadoras de saúde disponibilizam o plano de saúde estudantil? Ou seja, um convênio médico exclusivo para estudantes.

Portanto, se você quer saber mais como funciona esse tipo de plano de saúde, leia nosso artigo, pois, nele iremos te explicar esse tipo de serviço.

Além disso, ainda vamos falar um pouco sobre os desafios que o estudante enfrenta, bem como informar quais são os tipos de planos que ele pode contratar e se pode se tornar dependente no convênio médico de seus pais.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, é simples: basta ler este artigo e prestar atenção em cada detalhe. Boa leitura!

Vida de estudante NÃO é fácil: desafios enfrentados

Você acha que vida de estudante é fácil? Se você respondeu com um “sim”, talvez você não tenha se lembrado daquelas pessoas de condições financeiras um pouco mais precárias, mas que almejam estudar e construir um futuro melhor.

Afinal, quais são os desafios enfrentados pelos estudantes do Brasil? Certamente, a dificuldade no acesso à Internet é um dos maiores desafios na vida de um estudante, visto que nem todos dispõem de Internet em casa ou, até mesmo, na região que reside o sinal não é tão bom assim.

A seguir, você encontrará uma lista de alguns obstáculos que aparecem no caminho quando se é estudante. Veja:

  • Morar sozinho: nem sempre é uma tarefa fácil, pois a responsabilidade aumenta. E, claro, não podemos esquecer do custo que isso implica.
  • Morar em outro estado: se morar em outra cidade já é difícil, imagina em outro estado? Neste caso, o cenário é outro, principalmente se você não possui pessoas conhecidas ou familiares na região em que você mora. 
  • Privação de sono: um estudante empenhado sofre com má qualidade na noite de sono. Isso acontece porque, muitas vezes, estuda o dia inteiro ou só tem a noite para estudar por trabalhar durante o dia.
  • Gastos: ser estudante também é significado de investir dinheiro, principalmente quando já é universitário: xerox, livros, transporte, alimentação, residência, conta de água, energia, internet e outros.

Todos os desafios citados acima fazem parte da vida de um estudante, principalmente se já for universitário. Portanto, se você é do time que critica e fala que é fácil, é bom pensar duas vezes e se colocar no lugar do outro. Afinal, só nós sabemos das nossas dores.

Plano de saúde estudantil: saúde física e mental

Agora que você já sabe alguns desafios enfrentados pelos estudantes, você tem consciência de que isso influencia diretamente na saúde física e mental? Pois é, o estresse também é extremamente prejudicial e pode até afetar o rendimento nos estudos.

Mas como posso cuidar da minha saúde física e mental e ainda conseguir cumprir as responsabilidades? Nós, da Cedro Corretora de Seguros, temos a solução para o seu problema, sempre com os melhores produtos e dando o suporte que você necessita!

De antemão, a opção mais viável é ser beneficiário de um convênio médico, seja plano de saúde para estudantes ou como dependente do plano dos seus pais. Dessa forma, é possível cuidar da saúde e assegurar uma melhor qualidade de vida.

Você sabia que quando a mente não está bem, o corpo é quem sofre? Pois é, isso é a mais pura verdade. A saúde mental é tão importante quanto a física e não deve ser negligenciada. Sendo assim, é fato que a sua condição de saúde influencia diretamente a sua vida de modo geral, sobretudo nos estudos.

O que é um plano de saúde estudantil?

Um plano de saúde estudantil é uma modalidade de convênio médico criado pelas operadoras exclusivamente para quem é estudante. Ou seja, esse tipo de plano só pode ser contratado por quem está matriculado em alguma instituição de ensino.

Além disso, geralmente esses planos possuem um custo menor que um convênio médico comum.

Que tipo de aluno tem direito ao plano estudantil?

Um plano de saúde estudantil pode ser contratado por qualquer aluno que esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino, ou seja: colégio, universidade e escola técnica.

Atualmente, os níveis estudantis no país são os seguintes:

  • Educação infantil – alunos de 0 a 5 anos
  • Ensino fundamental – alunos 6 a 14 anos
  • Ensino médio – alunos 15 a 17 anos
  • Ensino superior – alunos matriculados em Universidade/Faculdade/ Centro Universitário
  • Pós-graduação – alunos matriculados em cursos de especialização

Assim, no Brasil existem três entidades que representam os estudantes:

  • UBE: União Brasileira dos Estudantes. É uma instituição que representa os estudantes brasileiros de instituições de ensino infantil.
  • UBES: União Brasileira dos Estudantes Secundaristas: É uma instituição que representa os estudantes brasileiros de instituições de ensino fundamental, ensino médio, técnico e ensino pré-vestibular.
  • UNE: União Nacional dos Estudantes: Entidade máxima dos estudantes brasileiros universitários. Está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, e representa cerca de seis milhões de acadêmicos.

Quais são os tipos de planos de saúde disponíveis para estudantes?

Atualmente, os estudantes têm algumas opções de planos de saúde disponíveis para contratação, sendo os planos coletivos por adesão um deles.

A seguir, confira quais são as modalidades de plano de saúde estudantil e uma breve explicação sobre cada uma:

Plano de saúde coletivo por adesão para estudantes

É um tipo de convênio médico voltado para quem é estudante. Esse plano é oferecido pelas operadoras de saúde em parceria com as entidades UBE, UBES e a UNE.

Plano de saúde estudantil individual

Neste caso, o plano de saúde é individual e não é necessário ter vínculo empregatício. A contratação é feita diretamente com a operadora e o convênio é único e individual para cada estudante, ou seja, não se configura como plano coletivo.

Plano empresarial para estudantes

Ao contrário da modalidade anterior, o plano empresarial para estudantes é aquele que necessita que o estudante trabalhe em uma empresa que forneça plano de saúde para os seus colaboradores.

Tome nota: o estudante deve estar devidamente matriculado em alguma instituição de ensino.

Plano de saúde comerciário/estudantil

Antes de mais nada, a modalidade de plano comerciário/estudantil visa fornecer atendimento médico para os estudantes e para quem trabalha no comércio. Trata-se de um convênio inovador e que vem se popularizando no país.

Existem benefícios em relação aos outros tipos de planos?

Sim, pois um plano de saúde estudantil pode ser até 35% mais barato do que um plano comum.

Além disso, muitos desses planos possuem cobertura em outros estados, chegando até mesmo a ter cobertura nacional, sendo assim, um ótimo benefício para os universitários que mudam de estado para cursar uma graduação.

Agora, descubra quais são os outros benefícios do plano de saúde estudantil:

  • Acesso a laboratórios, clínicas e hospitais de qualidade;
  • Rede credenciada de alto padrão e pronta para lhe atender da melhor forma;
  • Urgência e emergência 24 horas;
  • Possibilidade de desconto em medicamentos.

Mas não é só isso, viu? Todas aquelas vantagens comuns a todos os planos de saúde também estão incluídas, tais como: tranquilidade e segurança para o beneficiário, garantia de atendimento, infra-estrutura preparada, excelente custo-benefício, facilidade de acesso e outras.

Meu filho é estudante. Ele pode ser dependente do meu plano?

Em primeiro lugar, nós queremos te dar uma boa notícia: se o seu filho(a) é estudante, você pode incluí-lo como seu dependente no plano de saúde. Contudo, é preciso se atentar para o que é exigido.

De antemão, grande parte dos planos de saúde seguem o que é designado pelo Imposto de Renda. Sendo assim, o seu filho(a) pode ser seu dependente até os 21 anos de idade. Se ele/ela já for universitário, pode permanecer até os 24 anos.

Entretanto, se o seu filho(a) possuir alguma incapacidade física ou mental, ele será seu dependente independente da idade que tiver.

O que é preciso para contratar um plano estudantil?

Em síntese, esses são os documentos necessários para a contratação do plano estudantil:

  • Cópia da Carteirinha da UBE / UBES / UNE.
  • Declaração oficial de matrícula com no máximo 6 meses (aluno de escola pública)
  • Cópias: matrícula RG, CPF e comprovante de residência do estudante.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde estudantil: dúvidas frequentes sobre convênio médico

Por se tratar de um tema com muitas regras e termos específicos, nós decidimos criar um tópico exclusivo para responder as perguntas mais comuns quando o assunto é plano de saúde. Então, se você ficou com alguma dúvida, não pare a leitura por aqui!

Quem pode aderir ao plano de saúde estudantil da SulAmérica?

Além dos estudantes UBES, as seguintes pessoas também podem ser incluídas no plano: cônjuge, filho(a), enteado(a) e menor sob guarda tutelar.

Como saber quais são as coberturas obrigatórias do meu plano?

Em primeiro lugar, é essencial saber que o órgão responsável pelo setor de planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sendo assim, é ela quem determina o que um convênio médico tem obrigação de cobrir.

Essa listagem mínima de cobertura obrigatória se chama Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e é atualizado a cada dois anos.

Qual é a diferença entre assistência ambulatorial e hospitalar?

Quando o plano de saúde possui cobertura ambulatorial, ele só oferece atendimento em clínicas e laboratórios, ficando de fora procedimentos como cirurgias e internações. Já o tipo hospitalar fornece as coberturas do plano anterior com o adicional de cobrir os procedimentos realizados em hospital. Contudo, se você deseja cobertura para obstetrícia, você pode contratar a modalidade hospitalar com obstetrícia.

O plano de saúde cobre psicólogo?

Vamos de boa notícia? Fica tranquilo(a), pois você pode contar com o convênio médico se precisar de atendimento com psicólogo. 

Se eu precisar de um aparelho auditivo, posso recorrer ao plano?

Os convênios médicos não são obrigados a oferecer cobertura para aparelho auditivo. Contudo, é possível encontrar alguns que cobrem esse serviço de forma adicional.

Como obter sucesso na hora de escolher um plano de saúde?

Primeiramente, contratar um plano de saúde é uma decisão que não deve ser tomada por impulso ou apressadamente. Fazendo isso, você corre sérios riscos de sofrer com problemas futuros e de se arrepender por não atender às suas necessidades.

Portanto, o mais indicado é que você conte com o apoio de um profissional especializado, o corretor. Dessa forma, você encontra a opção que mais se adequa ao seu perfil e ainda pode tirar todas as suas dúvidas. Neste caso, as chances de você se dar bem são grandes!

Plano de saúde cobre DIU?

Você sabia que todos os procedimentos de planejamento familiar são cobertos pelo plano de saúde? Como exemplo desse tipo de procedimento, podemos citar: laqueadura, vasectomia, DIU não hormonal e DIU hormonal.

Plano de saúde ou atendimento particular: qual é mais vantajoso?

O atendimento particular pode até parecer mais vantajoso se você pensar em procurar atendimento médico quando precisar. Mas você não pode esquecer daqueles imprevistos que nos pegam de surpresa, viu? Sendo assim, se você precisar de alguma cirurgia ou internação, você terá que desembolsar uma fortuna para arcar com os custos.

Em suma, o plano de saúde é a opção mais segura e ainda possui ótimo custo-benefício. Já pensou se sentir despreocupado mesmo diante de uma emergência de saúde? Pois é, o convênio médico te proporciona isso!

Quais cuidados devo ter na hora de contratar um plano de saúde?

Você não pode tomar uma decisão importante “no escuro”, não é? Então, é importante ter alguns cuidados na hora de contratar um convênio médico. Veja:

  • Verificar as reclamações contra a operadora;
  • Certifique-se que a empresa está devidamente registrada na ANS;
  • Conheça o tipo de cobertura fornecida;
  • Solicite a rede credenciada oferecida;
  • Leia atentamente o contrato antes de assinar.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Simule seu plano de saúde estudantil

Como você pôde ver, ter um plano de saúde é fundamental, independente da idade que você tenha. Além disso, foi possível conhecer um pouco mais sobre a realidade de muitos estudantes do país.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Finalmente, se você é estudante ou possui um filho que seja e se interessou por um plano de saúde estudantil, faça uma simulação conosco, pois, a Cedro possui as melhores opções de convênio médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *