Cirurgia de otoplastia: saiba mais sobre o procedimento

Antes de mais nada, talvez você não conheça o termo “otoplastia”, mas provavelmente já tenha ouvido falar nas famosas “orelhas de abano”. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), este é um problema que afeta, aproximadamente, 5% dos brasileiros, sendo a hereditariedade a causa mais comum.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Muitas pessoas sofrem com o problema de orelhas proeminentes, as famosas “orelhas de abano”. Sofrem com o tão falado bullying, principalmente crianças e adolescentes em idade escolar. A boa notícia é que esse problema tem solução, é a chamada cirurgia de otoplastia!

Otoplastia é o termo utilizado para a cirurgia realizada nas orelhas e, além de ser indicada para a correção das orelhas proeminentes, ela também pode tratar alguns problemas, tais como: orelhas constritas, sequelas de traumas, ausência congênita de orelhas e outras malformações.

Para ficar por dentro de tudo sobre a cirurgia de otoplastia, basta continuar acompanhando este artigo. Vale muito a pena ler, pois você vai descobrir até se plano de saúde cobre este procedimento. Tenha uma boa leitura!

5 curiosidades sobre orelhas de abano

De antemão, existem alguns pontos que talvez você não saiba sobre as orelhas de abano e nós separamos este tópico exclusivamente para trazer algumas curiosidades sobre este assunto e te manter muito bem informado(a). Olha só!

É um problema meramente estético

A verdade é que a orelha proeminente é um problema puramente estético, ou seja, não causam distúrbios no ouvido e não correm o risco de afetar a audição com o passar do tempo. Sendo assim, é uma condição que atinge apenas a estética do indivíduo.

O tratamento é cirúrgico

Não há como fugir disso, pois a única forma de tratamento para as orelhas de abano é a cirurgia de otoplastia. Trata-se de um procedimento considerado simples e consiste em esculpir a cartilagem, redefinindo o formato das orelhas e resgatando as ondulações naturais.

É possível descobrir cedo que a criança terá orelhas de abano

De modo geral, já é possível saber que a criança terá orelhas proeminentes quando ainda tem 3 anos de idade. Mas você sabe o porquê? Isso acontece porque o tamanho da orelha já está 90% formado nesta idade, é justamente este fator que permite prever o formato que vai ter na fase adulta.

Crianças podem fazer cirurgia de otoplastia

Geralmente, a criança com 6 anos de idade já pode fazer a cirurgia de otoplastia, visto que com 3 anos o formato das orelhas na fase adulta já é previsto. Além disso, a cirurgia não trará perigo para o centro de seu crescimento, havendo poucas chances do problema retornar com o passar do tempo.

Crianças com orelha de abano são alvo de bullying

Infelizmente, as crianças que possuem orelhas proeminentes costumam ser alvo de brincadeiras maldosas relacionadas ao tamanho e formato de suas orelhas. Portanto, se antes a cirurgia de otoplastia era considerada apenas vaidade, atualmente o motivo principal é evitar o bullying.

Por fim, vale ressaltar que o bullying pode impactar negativamente o desempenho escolar da criança, levando ao déficit.

Cirurgia de otoplastia: o que é e como é feita?

A otoplastia é a cirurgia de correção das orelhas proeminentes, “de abano”. Esta anomalia pode ocorrer devido à posição fetal no útero da mãe, o que pode trazer desconforto para o indivíduo durante toda a sua vida.

A cirurgia de correção pode ser feita após os 6 anos de idade, pois nessa fase as orelhas já podem ter atingido 100% do seu crescimento.

A otoplastia também serve para reparar, além das orelhas proeminentes, a ausência congênita ou orelhas contritas.

A cirurgia para reparação das orelhas de abano é feita com a aplicação de anestesia local com sedação.

O procedimento é feito na parte de trás da orelha, sendo feita uma incisão que segue a dobre natural da orelha.

Logo, é retirado o excesso de pele e então é feito o ligamento da cartilagem, deixando-a mais flexível.

Em seguida, são feitos pontos de ligação, e depois o fechamento da pele. Os pontos são internos e absorvíveis, não precisando ser retirados.

Logo ao final da cirurgia, que dura cerca de uma hora, os resultados já são visíveis, porém, devido ao inchaço, só se deve analisar o resultado final após o segundo mês da cirurgia.

Cirurgia de otoplastia: indicações e contra indicações

De antemão, todo procedimento cirúrgico possui suas indicações e contra indicações, e com a cirurgia de otoplastia não seria diferente. Portanto, fique atento(a) às informações abaixo e busque um médico especializado.

De modo geral, a cirurgia de otoplastia é indicada para os seguintes casos:

  • Assimetria na forma, angulação e/ou tamanho;
  • Deformidades pós-traumáticas;
  • Malformações congênitas.

Com relação às contra indicações, alguns fatores podem resultar nelas tanto em crianças quanto em adultos. São eles:

  • Quelóides: pacientes com predisposição a cicatrizes inestéticas e quelóides, provavelmente, não conquistem o tão sonhado resultado satisfatório;
  • Exposição solar: os indivíduos que se expõem excessivamente ao sol não podem realizar a otoplastia, a menos que interrompam esta exposição solar. Isso acontece porque este fator pode comprometer a recuperação e o resultado.
  • Alterações nos exames: alterações cardíacas ou na coagulação detectadas nos exames pré-operatórios são determinantes para prosseguir ou não com a otoplastia;
  • Doenças autoimunes: algumas patologias podem comprometer a segurança do procedimento cirúrgico e o resultado, é o caso da policondrite recidivante;
  • Pacientes com expectativas irrealistas: a otoplastia pode ser contra indicada para os indivíduos que possuam expectativas que destoam da realidade a fim de evitar frustrações no futuro;
  • Diabetes e/ou hipertensão descontroladas: a intervenção cirúrgica necessita que as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, estejam controladas por medicamentos. Isso acontece porque quando há o descontrole dessas doenças, a condição de saúde do paciente não é considerada estável.

Cuidados no pré e pós operatório da otoplastia

Em primeiro lugar, todo e qualquer procedimento cirúrgico necessita de um bom planejamento e organização da agenda, bem como relatar ao cirurgião qualquer impedimento para a realização da cirurgia. Mas não é apenas isso, viu? Existem outros cuidados que devem ser tomados tanto no pré quanto no pós operatório. A seguir, veja quais são:

Antes da otoplastia

  • Evite tomar medicamentos que prejudicam a coagulação, tais como: aspirinas, medicamento composto a base de ácido acetil salicílico, medicações homeopáticas e vitamina E;
  • Não exagerar nos exercícios físicos;
  • Não se alimentar de forma exagerada;
  • Utilizar sabonetes germicidas para lavar rosto e corpo;
  • Não fumar durante sete dias antes do procedimento;
  • Informar o contato de uma pessoa próxima que possa lhe acompanhar no hospital;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior;
  • Fazer jejum de 8 horas antes do procedimento.

Depois da otoplastia

  • Não mexer no curativo;
  • Tome os medicamentos que foram receitados pelo médico, somente;
  • Utilize a faixa recomendada pelo médico;
  • Evite posições laterais na hora de dormir;
  • Não permitir que o curativo molhe até a retirada dos pontos;
  • Evitar sol, vento e friagem por 60 dias;
  • Lave as orelhas com água e sabão diariamente após a retirada do curativo;
  • Durma com cabeças e costas levemente elevadas;
  • Aguarde autorização médica para retornar às atividades físicas;
  • Evite consumir alimentos que exigem muita mastigação.

Principais riscos da otoplastia

Como visto anteriormente, um dos principais riscos da otoplastia é a cicatriz inestética, principalmente naqueles pacientes que têm predisposição a quelóides e cicatrizes hipertróficas. Além disso, existe um risco mínimo do retorno das orelhas de abano, mas o resultado costuma ser definitivo.

Contudo, esses não são os únicos riscos existentes. Confira os demais na lista abaixo:

  • Edema;
  • Hematoma;
  • Assimetria;
  • Despigmentação;
  • Alergia aos materiais cirúrgicos;
  • Infecção;
  • Dor;
  • Redução ou perda da sensibilidade no local.

Plano de saúde cobre cirurgia de otoplastia?

Depende da situação. Em suma, planos de saúde não cobrem cirurgia plástica, mas, dependendo do tipo de cirurgia, pode haver outro tipo de cobertura. Mas como procedimento apenas estético, não cobre.

A otoplastia não é apenas uma cirurgia plástica estética, pois, de acordo com a sociedade psiquiátrica, os indivíduos com as orelhas proeminentes sofrem muito com o bullying, o que pode acarretar em transtornos psicológicos.

Em alguns casos, a otoplastia também pode ser considerada uma cirurgia reparadora, tendo outro tipo de cobertura.

Para que o plano de saúde cubra a otoplastia, é importante que o paciente converse como seu cirurgião e peça a ele a guia adequada para o pedido.

Cirurgia plástica x cirurgia funcional

A cirurgia plástica tem como objetivo a reparação de alguma parte do corpo, reconstruindo ou alterando, feita por motivos estéticos.

Já a cirurgia funcional é feita com o objetivo de reparação de alguma sequela deixada por algum acidente ou procedimento, por exemplo, devolvendo a funcionalidade e aparência do paciente.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Principais dúvidas sobre cirurgia de otoplastia esclarecidas aqui!

Primeiramente, nós criamos este tópico com a finalidade de esclarecer todas e quaisquer dúvidas que você possa ter sobre a cirurgia de otoplastia. Apesar da condição de orelhas de abano ser conhecida, a cirurgia em si não é muito comentada.

Então, acompanhe as perguntas e respostas a seguir para tirar suas dúvidas:

O que há de mais moderno?

Atualmente, é possível fazer otoplastia quase sem incisões. Apesar de ser uma técnica mais indicada para crianças, adultos também podem fazê-la. No entanto, a taxa de reincidência da orelha de abano é maior do que na otoplastia com incisão.

Pode usar máscara de proteção facial contra o Covid-19 após a cirurgia?

Por ser um procedimento realizado nas orelhas, é essencial que o paciente se proteja ficando em casa, pois a recomendação é que evite o uso de máscaras no pós-operatório imediato. Somente após a primeira semana é possível usar os modelos que tem elástico ou amarração na parte de trás da cabeça. Já os modelos tradicionais com elástico atrás das orelhas não devem ser usados antes dos 3 meses após a otoplastia.

Como é a anestesia?

De antemão, o tipo de anestesia vai depender da faixa etária do paciente. Nas crianças, a anestesia utilizada é geral. Já nos adultos, a otoplastia pode ser feita com anestesia local e sedação, tornando a recuperação mais rápida.

A cirurgia de otoplastia dói?

Devido ao efeito da anestesia, o paciente não sente dor durante a realização do procedimento cirúrgico. Porém, é possível sentir certo incômodo e desconforto após a otoplastia, mas que podem ser tratados por meio de analgésicos receitados pelo médico.

Como é a cicatriz desta cirurgia?

De modo geral, a cicatriz da otoplastia possui cerca de 4 centímetros e se localiza na parte de trás das orelhas, tornando-a imperceptível.

A otoplastia só é realizada nos casos de orelha de abano?

Não! Outros grupos também podem se beneficiar da cirurgia de otoplastia, como é o caso dos indivíduos que têm orelhas em formatos incomuns e/ou assimétricos. Além disso, idosos com o lóbulo muito grande e mulheres com o furo do brinco alargado também podem realizá-la.

Por que o SUS não realiza a otoplastia?

Por ser considerada um procedimento cirúrgico meramente estético, o SUS não cobre essa cirurgia. Apesar disso, é possível solicitar sua realização no SUS, mas isso implica em um longo processo e uma fila de espera enorme.

O que é possível através da cirurgia de otoplastia?

Você lembra que falamos anteriormente de pacientes com expectativas irrealistas? Pois bem, chegou a hora de explicar quais são as modificações possíveis com a otoplastia. São elas: melhoria na forma, proporção e posição das orelhas. Através disso é possível fazer várias outras correções, como reduzir o tamanho.

A cirurgia exige internação hospitalar?

Geralmente, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, ocorrendo no máximo em 24 horas.

A cirurgia de otoplastia demora muito tempo?

Não! Apesar do tempo de duração variar conforme o tipo de correção e se é nas duas orelhas, a cirurgia de otoplastia costuma durar entre 1 hora e 1 hora e meia.

O paciente precisa cortar o cabelo antes da cirurgia?

Não! Muito pelo contrário, o cabelo longo ajuda a disfarçar as manchas e o inchaço que surgem no pós operatório.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Saiba mais sobre planos de saúde

Existem muitos planos de saúde disponíveis no mercado, portanto, é importante que você pesquise o que melhor atende às suas necessidades, como observar tempo de carência e coberturas, por exemplo.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, procure um corretor e peça ajuda para escolher o melhor plano de saúde para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *