10 Produtos naturais para queda de cabelo

Seja lavando o cabelo durante o banho ou passando a escova/pente no cabelo, ver os vários fios de cabelo que caíram é sempre ruim, principalmente quando a quantidade é grande e você até se preocupa pensando que pode ser algo mais grave. Se você já passou por isso, certamente já ouviu falar naquelas receitas caseiras. Mas você sabe quais são os produtos naturais para queda de cabelo?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Além disso, nós ainda temos a possibilidade de marcar uma consulta com o dermatologista para verificar se o seu caso se trata de um episódio normal de queda de cabelo ou se é alguma doença por trás desta perda dos fios. Vale ressaltar que apenas um profissional especializado pode te ajudar no diagnóstico conforme o seu relato e exames. Então, nada de usar o produto que sua amiga usou sem recomendação médica, viu? O que é bom para ela pode não ser para você e vice-versa.

Seu cabelo anda caindo? Hidratação, nutrição capilar e cuidados diários com produtos naturais para queda de cabelo podem salvar seu couro cabeludo!

No artigo de hoje, vamos te contar o passo a passo de como avaliar o problema e, sobretudo, quais são os melhores óleos e ingredientes naturais para combater, em casa, a queda de cabelo em casa.

Além disso, esses produtos podem te ajudar a construir uma rotina de tratamento e fortificação capilar e, ao mesmo tempo, servir como aromaterapia. Relaxamento para o corpo também estão inclusas no pacote!

Mas não é apenas isso, viu? Nós ainda vamos te informar sobre quais são as possíveis causas da queda de cabelo, inclusive as doenças que estão relacionadas a isso. Em conjunto, também traremos uma explicação sobre a relação da queda dos fios com a pandemia e como evitar a queda de cabelo.

Esta breve introdução despertou o interesse de conhecer mais sobre este assunto? Então, se acomode bem aí onde você está e desfrute deste conteúdo rico em conhecimento que preparamos com todo carinho para você. Tenha uma boa leitura!

Primeiro passo: descubra a causa da queda capilar

Primeiramente, antes de usar produtos naturais para queda de cabelo, você precisa descobrir a raiz do problema! É essencial que as causas da queda sejam investigadas por profissionais médicos.

Isso porquê muitos fatores podem influenciar na saúde dos seus cabelos: ciclos hormonais, níveis de estresse, doenças genéticas entre outros fatores.

Sendo assim, os dois primeiros passos são simples, porém fundamentais!

Queda de cabelo: aprofunde o conhecimento sobre as causas!

De antemão, você conheceu algumas possíveis causas da queda de cabelo logo acima no tópico anterior, mas é preciso ter consciência de que, apesar de ser considerado normal (principalmente em algumas épocas do ano), a queda dos fios também podem representar problemas maiores. Diante disso, que tal aprofundar os conhecimentos sobre o que provoca este problema que assusta tantas mulheres? Vem ver!

Excesso de estresse

Antes de mais nada, o estresse excessivo provoca uma série de consequências nada agradáveis para o corpo como um todo e, com o cabelo não seria diferente. Trata-se de uma das principais causas da queda de cabelo e acontece porque o choque de estresse pode ocasionar uma troca do ciclo dos fios, fazendo com que eles caiam.

Pode até parecer uma missão difícil para muitas pessoas, mas reduzir a carga de estresse e incluir momentos de lazer em seu dia são fatores que te ajudam a assegurar uma melhor qualidade de vida e evitar uma série de problemas, sendo a queda de cabelo apenas um deles.

Tabagismo

Por essa você não esperava, mas a verdade é que fumar traz a queda de cabelo em sua bagagem também, entre tantos outros, claro. Pesquisadores acreditam que as substâncias tóxicas presentes no cigarro enfraquecem os fios que, por suas vez, caem.

Gravidez

Primeiramente, é muito provável que você já tenha ouvido alguma mãe falar que sofreu com queda de cabelo durante a gestação e/ou após o parto. Mas você sabe o porquê? É simples: são as alterações hormonais associadas ao estresse do parto. Por outro lado, quando a queda surge ainda na gravidez, a causa pode estar associada ao aumento da progesterona que pode ressecar os fios e levá-los a cair.

Alterações hormonais

De antemão, as alterações hormonais podem acontecer em qualquer fase da vida, não apenas na gravidez. Sendo assim, é possível que a queda de cabelo apareça durante a adolescência e em mulheres que trocam de pílula anticoncepcional ou começam a usar um novo método contraceptivo hormonal.

Esta queda costuma ser temporária, mas é recomendado que você busque um dermatologista se for intensa. Porém, se você faz uso de pílula anticoncepcional, você pode conversar com seu ginecologista para avaliarem juntos a possibilidade de trocar o método.

Anemia

Você já sabia que a anemia também pode provocar queda de cabelo? Pois é, não se trata apenas de palidez e cansaço como sintomas. A queda decorrente da anemia se dá pelo fato dos fios receberem menos sangue, nutrientes e oxigênio, fator que os deixam mais fracos e quebradiços.

Para evitá-la, é necessário buscar ajuda médica para que te oriente da melhor forma no que diz respeito ao tratamento da anemia que, geralmente, é baseado em suplementação de ferro e aumento da ingestão de alimentos ricos neste nutriente.

Lúpus

Em primeiro lugar, lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca o seu organismo. Geralmente, esta doença afeta o couro cabeludo de duas formas: a primeira é a queda de fácil percepção que acontece em um local pequeno e específico da cabeça. A segunda é o lúpus sistêmico, o qual é um pouco mais difícil de perceber.

Alopecia areata

Neste caso, também estamos falando de uma condição autoimune que afeta os folículos capilares e faz com que o cabelo caia, além de impedir que novos fios cresçam. Pode afetar tanto adultos quanto crianças e pode começar sem aviso prévio.

Pandemia X Queda de cabelo: qual é a relação?

De antemão, a queda de cabelo tem sido uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos, especialmente neste período de pandemia do Covid-19 que ainda estamos vivendo. Inclusive, o principal diagnóstico é o de eflúvio telógeno.

Neste caso, a queda de cabelo pode estar relacionada à infecção do coronavírus em si e ao estado pós-Covid do paciente. Afinal, já vimos que um episódio de estresse mais intenso pode provocar a queda dos fios.

Além das razões citadas anteriormente, a queda de cabelo ainda pode estar associada ao fato da saúde mental das pessoas não estar nada bem e com alta carga de estresse devido às inúmeras mudanças no cotidiano.

Por outro lado, nós também observamos que muitos brasileiros(as) modificaram seus hábitos alimentares durante este período, ou seja, dietas desequilibradas ou restritivas podem desencadear um comprometimento da obtenção de energia, funcionamento do organismo, nutrição e oxigenação de tecidos como o cabelo e a pele.

E agora, o que devo fazer? Bom, o ideal é que você tente evitar o excesso de estresse e investir em uma alimentação saudável e balanceada, além de buscar um dermatologista para realizar o diagnóstico correto e tratar de forma adequada.

Confira aqui o que fazer para prevenir a queda de cabelo: 

1.Procure um médico para investigar as causas da queda de cabelo

Antes de tudo, o tratamento caseiro deve ser acompanhado de orientação médica do plano de saúde, para melhor investigação.

2. Se alimente bem!

Afinal, uma nutrição balanceada e com bons níveis de ferritina vão fortalecer o seu corro cabeludo.

Ou seja, para já começar a tratar o problema, inclua alimentos com altas taxas de ferro. Alguns exemplos são os peixes, a beterraba, as gemas de ovo, os cereais, as leguminosas e oleaginosas.

Alimentos com (ou suplemente) de vitaminas A, B, C, D e E e proteína também vão contribuir para a saúde capilar.

3. Adquira hábitos de prevenção em casa: 

  • Cuide da saúde e da limpeza dos fios! Ao tomar banho, evite usar água quente e shampoos com sulfato ao lavar os cabelos;
  • Evite processos artificiais. Ou seja, é importante não destratar os fios com excesso de químicas pois eles enfraquecem a raiz do couro cabeludo. Secadores e chapinhas, devido as altas temperaturas, também são prejudiciais.

Como tratar a queda de cabelo?

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a melhor forma de tratar a queda de cabelo é buscando ajuda de um dermatologista a fim de fazer o diagnóstico correto e, só depois, analisar o método de tratamento que será mais eficaz. 

De modo geral, os tratamentos costumam ser com medicamentos, suplementos nutricionais e uso de produtos específicos. Com relação aos tratamentos médicos, nós podemos destacar o laser de baixa potência, a carboxiterapia, o implante capilar e, até mesmo, o transplante capilar.

Evite a queda de cabelo com as dicas abaixo!

Agora que você já sabe quais são as causas da queda de cabelo e o profissional que você deve buscar ajuda, que tal conhecer algumas dicas para prevenir a perda dos fios? Nós preparamos este tópico dedicado para te informar e te ajudar. Então, vamos lá? Olha só!

  • Manter os cabelos limpos;
  • Reduzir seu nível de estresse;
  • Utilize uma escova adequada para o seu tipo de cabelo;
  • Prestar atenção ao couro cabeludo;
  • Não prender os fios quando ainda estão molhados;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter a saúde mental em dia;
  • Usar chapinha e secador de cabelo da forma correta;
  • Priorizar uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não dispensar o uso de protetor térmico.

Os melhores 10 produtos naturais para queda de cabelo

Você sabia? Produtos naturais para queda de cabelo podem ser utilizados para uma série de benefícios. Eles ajudam em todas as partes do processo, seja na contenção da queda, no fortalecimento e no crescimento dos fios.

plano-e-estética

Sendo assim, confira 10 produtos naturais que vão te ajudar nessa batalha! Lembrando que é importante manter a rotina de tratamento por, no mínimo, de  2 à 3 meses.

  1. Babosa (Aloe Vera);
  2. Chá verde;
  3. Feno Grego;
  4. Creme de amoreira;
  5. Abacate;
  6. Óleos essenciais de coco, de amêndoas, de sálvia e de alecrim com hortelã;
  7. Ovo;
  8. Suco de alho;
  9. Manjericão.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Produtos naturais para queda de cabelo: principais dúvidas

Geralmente, muitas dúvidas surgem quando o assunto é a saúde como um todo, seja física ou mental. Portanto, sempre julgamos importante trazer um tópico com as perguntas mais frequentes sobre o assunto a fim de esclarecer todas as dúvidas. Confira!

Como saber que a queda de cabelo é normal?

De antemão, é válido mencionar que a queda de cabelo faz parte do ciclo natural do funcionamento dos folículos capilares. Então, a perda é considerada normal quando é entre 100 e 150 fios por dia.

Quanto tempo dura o tratamento?

Definitivamente, não temos condições de responder esta pergunta com precisão, pois isso vai depender de acordo com cada caso. Portanto, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especializado mesmo.

Faz mal usar condicionador na raiz?

Sim! Além do condicionador na raiz aumentar a oleosidade, ele ainda pode causar caspa. Portanto, use-o sempre do comprimento até as pontas do cabelo e não esqueça de enxaguar bem!

Quem sofre com queda de cabelo pode fazer algum procedimento químico?

Para sermos bem sinceros, o ideal é que a pessoa que sofre com problemas capilares, como a queda, não se submeta a nenhum procedimento químico, pois pode deixar os fios ainda mais frágeis.

É verdade que antidepressivos podem fazer o cabelo cair?

Verdade! O uso de alguns medicamentos podem interferir no ciclo dos fios, inclusive os antidepressivos. Geralmente, eles tornam a fase de crescimento do fio mais curta, o que leva-os a cair mais cedo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mais artigos para você continuar o tratamento contínuo!

Então, já escolheu quais são os produtos naturais para queda de cabelo que melhor se encaixam na sua rotina?

Os benefícios são muitos, por isso não deixe de cuidar sempre do seu coro cabeludo!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Seus fios merecem atenção diária e, pensando nisso, a newsletter da CEDRO é feita com dicas pra você manter a saúde e qualidade de vida. Se inscreva por aqui e receba artigos sobre bem estar, prevenção e cuidados extras para você e sua família! Aproveite para ler sobre o melhor plano de saúde para bebês.

2 Comentários


  1. Amei demais seu post é incrível, tenho certeza que irá ajudar demais o ultimo artigo que fiz em meu site, passa lá pra conferir. Sucesso! Abraço. #tmj

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *