Quais Procedimentos Estéticos o Plano de Saúde Cobre?

A verdade é que cuidar da estética também é importante e faz parte do processo de construção de melhor bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Sabe o porquê? É simples: quando não estamos bem consigo mesmo, a nossa autoestima e saúde mental são afetadas, o que provoca prejuízos na execução de nossas responsabilidades, inclusive no âmbito profissional. Para isso, ter o apoio de um plano de saúde é fundamental, mas você saberia dizer quais procedimentos estéticos o plano de saúde cobre?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Por outro lado, algumas pessoas acabam negligenciando os cuidados com a estética devido a inúmeras razões, dentre elas a questão financeira. Mas por que estamos falando de plano de saúde e estética se o que dizem por aí é que os convênios médicos não cobrem procedimentos estéticos? Pois bem, é aí onde todo mundo se engana, pois existem algumas exceções nisso!

A dúvida sobre quais procedimentos estéticos o plano de saúde cobre não é incomum entre os consumidores. Por esse motivo, fizemos esse artigo explicativo para tirar as suas dúvidas sobre o tema.

Além de esclarecermos todas as suas dúvidas sobre estética pelo plano de saúde, nós produzimos este artigo com a finalidade de informar quais são os procedimentos estéticos mais procurados e explicar a diferença entre cirurgia estética e reparadora, bem como mostrar quais são as vantagens e desvantagens de se submeter a alguma cirurgia plástica.

Então, se você ficou interessado pelo tema e deseja saber mais, é só continuar acompanhando este artigo. Vamos lá? Boa leitura!

Para o rosto: procedimentos estéticos mais procurados

Antes de mais nada, a preocupação com a estética tem sido cada vez maior e, com isso, a busca pelos procedimentos estéticos também aumentou, principalmente aqueles que são tidos como mais simples, como a toxina botulínica, bichectomia e os preenchimentos, tanto facial quanto labial.

A seguir, confira quais são os procedimentos estéticos para o rosto mais procurados e uma breve introdução sobre cada um deles. Olha só!

Preenchimento facial

Em primeiro lugar, o objetivo do preenchimento facial é, como o próprio nome indica, preencher depressões em diversas partes do rosto, provocando uma harmonização tanto nas proporções quanto nos contornos faciais.

Mas você sabia que o preenchimento com ácido hialurônico é bastante realizado? Isso acontece porque além da substância se adaptar bem ao organismo, ela ainda apresenta baixo risco de alergias por ser biocompatível.

Toxina botulínica

Certamente, o botox é o procedimento estético mais conhecido por todos nós. Neste caso, o profissional aplica injeções de toxina botulínica em pontos específicos do rosto a fim de paralisar a musculatura facial e evitar a formação de linhas de expressão e rugas na testa.

De modo geral, os resultados costumam ser bem satisfatórios. No entanto, vale ressaltar que o efeito é temporário e deve ser aliado a outras terapias para conquistar resultados melhores e duradouros.

Bichectomia

De antemão, só se falava em bichectomia há algum tempo. Nas redes sociais, vários famosos publicaram que fizeram o procedimento e mostraram o resultado do mesmo. Mas você sabe no que consiste a bichectomia?

Neste procedimento, o profissional retira a bola de Bichat, que é justamente aquele tecido mais gordinho que fica na parte interna das bochechas, provocando a redução do volume. Além de ser realizada por motivos puramente estéticos, a bichectomia ainda pode ser realizada com a finalidade de saúde, visto que pode reduzir a ocorrência daquelas mordidas na parte interna da boca nada agradáveis.

Cirurgia plástica: as mais realizadas, riscos, vantagens e desvantagens

Antes de mais nada, você sabia que o Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas em todo o mundo? Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o nosso país realizou mais de 1 milhão de cirurgias plásticas apenas em 2018, além de mais de 960 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos.

Com relação às cirurgias plásticas mais realizadas, podemos citar o implante de prótese de silicone, lipoaspiração, cirurgia LAD, blefaroplastia, rinoplastia, abdominoplastia, transplante capilar e otoplastia.

Mas, afinal, quais são os ricos, as vantagens e desvantagens de se fazer uma cirurgia plástica? Isso você vai descobrir agora. Acompanhe!

Perigos e fatores de risco

Primeiramente, vale ressaltar que todo procedimento cirúrgico possui riscos, e com a cirurgia plástica não seria diferente. Diante disso, é fundamental que você procure um cirurgião plástico de sua confiança e que converse com ele sobre tudo até que não lhe restem dúvidas.

De modo geral, as cirurgias plásticas podem trazer complicações como: hemorragias, perda de sensibilidade no local e trombose, além de outras consequências quando o paciente não segue os cuidados do pós operatório à risca.

Por outro lado, é de se imaginar que nem todo mundo possa se submeter facilmente a um procedimento estético cirúrgico, visto que cada organismo possui suas particularidades. Para exemplificar melhor, pessoas diabéticas, cardiopatas e obesas são mais propensas a sofrer sérios problemas, como AVC e ataque cardíaco.

Outro fator de risco é a idade do indivíduo, porque quanto mais idade, maior é a probabilidade do corpo não reagir como previsto. Para estes casos, o cirurgião pode solicitar alguns exames pré-operatórios mais específicos para uma investigação completa com o objetivo de proporcionar uma maior segurança para ambos os lados.

E não podemos esquecer da anestesia, não é? As complicações já podem surgir a partir daí, porque o quadro do paciente pode evoluir para alergias, trombose, pneumonia e, em alguns casos, morte.

Vantagens e desvantagens

Além das possíveis complicações mencionadas anteriormente, as quais são consideradas desvantagens, ainda precisamos falar que a maioria das cirurgias plásticas deixam cicatrizes e que, em alguns casos, elas são extensas.

Mas vamos partir para o lado bom, não é? Certamente, a maior vantagem é o aumento do bem-estar do paciente e de sua autoestima, porque são realizadas com a função de corrigir algum aspecto que não agrada o indivíduo.

Por outro lado, as cirurgias plásticas reparadoras vão além da estética e agem diretamente na saúde da pessoa, pois tem a finalidade de restaurar alguma funcionalidade do organismo.

Cirurgia plástica estética e reparadora: qual é a diferença?

Em primeiro lugar, toda intervenção cirúrgica é realizada com alguma finalidade. Certo? No caso da cirurgia plástica estética, a motivação é puramente estética, ou seja, visa corrigir pontos de insatisfação do paciente. Dessa forma, o procedimento cirúrgico não interfere em nenhum aspecto funcional do organismo.

Por outro lado, a cirurgia plástica reparadora tem a finalidade de restaurar alguma funcionalidade do organismo, impactando positivamente a saúde do indivíduo. Mas isso não quer dizer que o aspecto estético não será melhorado, apenas significa que os benefícios estéticos não são prioridades e ficam para segundo plano, pois o foco principal é a saúde.

Para exemplificar melhor, veja alguns procedimentos cirúrgicos que se encaixam em cada um dos tipos de cirurgia:

  • Cirurgia plástica estética: rinoplastia, lipoaspiração, otoplastia, mamoplastia de aumento, transplante capilar e outros;
  • Cirurgia plástica reparadora: lábio palatal, cirurgia bariátrica, lipodistrofia, abdominoplastia pós bariátrica, redução de mama e outros.

O plano de saúde cobre procedimentos estéticos?

Conforme a Lei 9656/98 (Lei dos Planos de Saúde) os planos de saúde são obrigados a cobrir apenas procedimentos estéticos que estão relacionados a alguma doença.

Ou seja, só são cobertos procedimentos estéticos voltados para a prevenção ou tratamento de enfermidades que afetem comprovadamente a saúde do consumidor.

plano-e-estética

Assim, essas intervenções médicas devem ser cobertas mesmo que tenham finalidade estética.

Além disso, é necessário que a enfermidade do consumidor tenha cobertura do seu tipo de plano de saúde.

Cirurgias estéticas reparadoras são cobertas?

Sim, desde que sejam cirurgias para reparar deformidades que causem doenças ou que sejam provocadas por elas.

Ressaltando, que diferentemente da cirurgia plástica estética, a cirurgia plástica reparadora tem como finalidade corrigir deformidades de nascença ou adquiridas.

Como, por exemplo: traumas, acidentes ou pós-cirurgia oncológica.

Ou ainda, quando o consumidor necessita da correção de algum déficit funcional parcial ou total, e o tratamento exige recursos técnicos da cirurgia plástica.

Quais Procedimentos estéticos o plano de saúde cobre: exemplos

Veja abaixo alguns exemplos de cirurgias e procedimentos estéticos cobertos pelos planos de saúde.

Cirurgia para redução da mama

Cirurgia feita para deixar a mama proporcional ao corpo da mulher e aliviar o desconforto e problemas causados por seios muito grandes.

Cirurgia de correção de miopia e hipermetropia

Nesse caso, o paciente precisa se enquadrar em alguns critérios. Deve ter entre 5,0 e 10,0 graus de miopia, com ou sem astigmatismo até 4,0 graus.

Já para a hipermetropia, é preciso ser maior de idade, ter até 6,0 graus de hipermetropia (com grau estável há um ano), com ou sem astigmatismo até 4,0 graus.

Cirurgia bariátrica

Cirurgia realizada para reduzir o peso de pessoas com o Índice de massa corporal (IMC) muito elevado.

Entretanto, conforme ANS, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes obesos, que já passaram por tratamento clínico com medicamentos e mudanças de estilo de vida, mas não obtiveram sucesso.

Cirurgia de reconstrução da mama

Cirurgia realizada por mulheres que fizeram mastectomia (retirada do seio) em decorrência de câncer de mama.

O que fazer caso o plano de saúde negue a cobertura de procedimentos estéticos relacionados à saúde?

Caso o plano de saúde faça essa negativa, certamente o consumidor deverá denunciar a conduta a ANS.

Assim, se o impasse persistir é preciso entrar na Justiça para conseguir o tratamento estético pelo plano.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tratamentos a laser são cobertos pelo plano de saúde?

Sim, desde que o paciente tenha alguma enfermidade que precise desse tipo de tratamento. Entretanto, é preciso que a necessidade seja atestada por um profissional de saúde.

Veja alguns exemplos de tratamentos a laser cobertos pelo plano de saúde:

  • Tratamentos de catarata (Capsulotomia).
  • Retirada de cálculo renal ou pedras da bexiga (cistolitotripsia a laser).
  • Desobstrução brônquica a laser para desentupimento e melhoria na capacidade respiratória;
  • Retirada de tumor: via endoscopia a laser e fotocoagulação.
  • Desobstrução dos vasos sanguíneos via endolaser (varizes).
  • Fotocoagulação de tumor vesical.
  • Ureterorrenolitotripsia (procedimento endo-urológico).
  • Remoção de lesões malignas com microcirurgia a laser.

Quais procedimentos estéticos o plano de saúde cobre: perguntas frequentes

Não adianta negar, porque quando o assunto é saúde e estética pelo plano de saúde, sempre surge alguma dúvida por mais completo que o conteúdo seja. Portanto, decidimos deixar um tópico destinado para responder às perguntas mais frequentes sobre o tema.

A lipoaspiração pode ser indicada para emagrecimento?

Não! A lipoaspiração deve se tornar uma opção quando aquela gordura localizada não é eliminada através da prática de exercícios físicos e alimentação saudável

É possível fazer blefaroplastia com cobertura do plano de saúde?

Sim! Isso acontece porque o excesso de pele nas pálpebras pode prejudicar a visão do paciente. Sendo assim, deixa de ser um procedimento meramente estético. Porém, você precisa ter um laudo do seu oftalmologista em mãos para manifestar seu desejo junto à operadora do convênio médico.

O cirurgião pode não recomendar a cirurgia, ainda que seja o desejo do paciente?

Sim! Antes de mais nada, o cirurgião plástico tem o compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus pacientes. Por isso é tão importante que seja feita uma avaliação médica criteriosa e multifatorial. Portanto, se o seu médico contra indicar alguma cirurgia plástica, acredite, pois é um profissional que estudou anos para isso e sabe do que está falando!

Apenas mulheres podem fazer cirurgias plásticas?

Não! A verdade é que a realização de uma cirurgia plástica não depende do indivíduo ser homem ou mulher. Portanto, tanto homens quanto mulheres podem fazer algum procedimento cirúrgico estético, se assim desejarem.

Posso realizar duas ou mais cirurgias plásticas de uma vez só?

Sim! É possível realizar dois ou mais procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo, desde que você e seu cirurgião estejam de comum acordo. Além disso, é preciso observar os tipos de cirurgias envolvidas e a saúde do paciente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quais procedimentos estéticos o plano de saúde cobre: contrate o seu!

Gostou do tema que abordamos neste artigo? Nós da Corretora Cedro desejamos que este conteúdo tenha sido útil para você e que tenha te ajudado de alguma forma. Mas o que você está esperando para ter um plano de saúde para chamar de seu?

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Portanto, agora que você já sabe quais procedimentos estéticos o plano de saúde cobre, não deixe de cuidar da sua saúde. Entre em contato conosco e encontre o plano de saúde ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *